Perfil iônico: cuidar dele é estratégico na criação de camarões

Identificar o perfil iônico adequado à uma espécie é essencial para o sucesso de qualquer criação de camarão. Sendo assim, implemente as condições ambientais adequadas para que a água dos viveiros sejam semelhantes a do habitat natural da espécie.

Professores Pedro Martins e José Augusto Fonseca discutiram sobre o tema pela Internet

Os principais macroelementos da água de cultivo devem ter sua concentração semelhante ao fluido corpóreo da espécie. Também é fundamental que seja semelhante à água na qual vive à espécie na natureza. Cuide também da oxigenação, temperatura, luminosidade, alimentação, controle dos parâmetros ambientais, drenagem, entre outros.

No caso de cultivo de camarões marinhos, as relações do equilíbrio do perfil iônico devem ser corrigidas nas águas dos berçários e dos viveiros de cultivo, tendo como referência a composição média das águas do oceano Pacífico ou do oceano Atlântico.

Perfil iônico para a criação de camarões
Perfil iônico para a criação de camarões

Preencha os campos a seguir para receber uma consultoria detalhada:

O procedimento adequado para se atingir o equilíbrio do ideal perfil iônico na água para o sucesso do cultivo de camarão e/ou peixes é uma dúvida bastante comum. Você sabe qual a salinidade e alcalinidade ideais e o procedimento adequado para a correção do equilíbrio do perfil iônico pela ração?

Perfis iônicos com as composições percentuais nas águas dos principais oceanos

MacroelementosOceano PacíficoOceano Atlântico
Cloretos55,04 %55,056 %
Sódio30,61 %30,67 %
Sulfato7,68 %7,71 %
Magnésio3,69 %3,65 %
Cálcio1,16 %1,172 %
Potássio1,10 %1,135 %

Inicialmente, é obrigatório realizar a correção na água de cultivo. É o caso de adequar a água ao ideal equilíbrio do perfil iônico (EPI): buscar a menor salinidade possível, como 5 partes por trilhão (PPT) – se possível, a ser realizada na água natural, ainda virgem. Esse procedimento irá estabelecer as melhores relações iônicas entre os cátions e entre os ânions para o cultivo de camarões e/ou de peixes.

Se o criador optar por adicionar via ração os íons específicos para correção e mantiver o adequado equilíbrio do perfil iônico, isto ocorrerá de forma fracionada, com doses homeopáticas, a fim de não estressar as pós-larva (PL); se houver uma alta dosagem desses produtos químicos inicialmente na ração. Portanto, permanecerá na água, por longo tempo, durante o cultivo, um sério e preocupante desequilíbrio nas relações iônicas ideais.

Segundo o diretor da Tratáguas, José Augusto Fonseca, na dosagem desses fundamentais íons via ração, as quantidades a misturado à água devem estar calculadas a fim de manter a melhor relação de cátions – sódio, potássio, cálcio e magnésio, e de ânions na água de cultivo – cloretos, sulfatos etc. De acordo com os resultados da análise físico-química da água de origem – virgem, o processo que será lento, ocasionando estresse na espécie de cultivo. “O equilíbrio do ideal perfil iônico é fundamental para o sucesso do cultivo. Estudo comprova que reduz a possibilidade de doenças e, sobretudo, minimiza o estresse osmótico, além de diminuir a letalidade e ainda favorecer o ganho de peso na espécie de cultivo, seja camarão e/ou peixe”, explicou.

O balanço iônico é determinado por intermédio de cálculos químicos, que podem ser aplicados para qualquer tipo de água, a partir dos resultados da análise dos íons presentes na composição iônica dela – Na, K, Ca, Mg, Cl-, SO4=, etc.

O equilíbrio do perfil iônico é propor uma adequada formulação para a correção das concentrações dos íons dos microelementos, tendo como principal objetivo obter uma água com a salinidade ideal e em equilíbrio, semelhante ao perfil iônico da água do habitat natural da espécie, a qual será utilizada para o cultivo de camarão e ou peixe e, com isto, deixar o ambiente adequado ao bem estar e a osmorregulação da espécie de cultivo. As relações iônicas Ca/Mg/K, Ca/Mg e Na/K, após a correção do ideal perfil iônico, estarão todas equilibradas para o sucesso do cultivo.

Toda espécie, camarão vannamei – conhecido como camarão gigante da Malásia, tilápia, carpa, algas, entre outras, terá o específico ideal perfil iônico da água do seu habitat natural, portanto, cada fonte de água a ser utilizada terá a sua formulação específica para a correção dela.

Há uma confusão entre balanço iônico e o equilíbrio do perfil iônico. São duas coisas distintas.

RECOMENDAÇÕES. Informações importantes e valiosas para o sucesso do cultivo de camarão ou peixe:

  • A sua fonte de água in natura é a que deve ser utilizada para a análise físico-química e para a elaboração da formulação da correção do Ideal EPI;
  • Tenha definida a salinidade e a alcalinidade que você vai trabalhar no seu cultivo;
  • Com o a formulação da correção do Ideal EPI da sua água, faça a adição dos produtos especificados nas quantidades recomendadas;
  • Oxigenar por 24 horas para dissolver os produtos da formulação de correção do seu Ideal EPI;
  • Fertilizar o tanque adequadamente;
  • Adquirir as PLs adaptadas para a salinidade de correção do seu Ideal EPI;
  • Depois da estabilização do sistema, deve-se colocar as PLs;
  • O importante é ter um pequeno tanque pulmão – com água corrigida do seu EPI, para ser usado como a fonte da água de reposição, para os tanques de cultivo, quando houver baixa do nível deles por evaporação.

Perfil iônico: requisitos minerais para a criação de camarões

Além dos parâmetros básicos de qualidade da água, o perfil iônico da água de cultivo é importante na cultura de P.vannamei. A necessidade real de minerais é difícil de quantificar devido à variabilidade nos perfis iônicos das águas de viveiros. A biodisponibilidade dos macroelementos (Na, K, Ca, Mg, Cloretos e Sulfatos) será função da sua concentração na água. Em geral, os níveis de macroelelmentos (Perfil Iônico) na água do viveiro devem ser mais ou menos semelhantes aos níveis da água do mar, diluída na mesma salinidade. No entanto, as características da água do viveiro, mesmo de viveiros muito próximas, não serão exatamente as mesmas.

Entre em contato com nossa equipe para ter mais detalhes de como implantar essa metodologia em seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *